sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Boulangerie x Padaria


Aqui na França, as lojas de pão se chamam "Boulangeries", e elas sempre tem uma carinha mais ou menos parecida com essa foto aí de cima. São pães de todos os tipo, com destaque pra baguette e pro croissant. Por mais clichê possa parecer, é MUITO comum ver os franceses carregando suas baguettes embaixo do braço pelas ruas. Eu mesma já sou adepta dessa prática, mas confesso que quando a baguette tá quentinha, dificilmente ela chega inteira em casa.

Já os croissants são um episódio a parte na minha vida. Quando eu morava no Brasil, eu não gostava deles, achava que o gosto era estranho, a textura era bizarra, enfim... torcia o nariz quando via um croissant. Mas aqui, meus queridos... tudo mudou! Eles são tão absurdamente tentadores que quando eu cheguei, comia 1 ou mais croissants por dia. E o resultado obviamente foi que: eu engordei.

Olha como eu sou inocente... nunca ia imaginar que aquela delicinha em formato de meia lua tinha quase 500 calorias!!! Isso mesmo: QUI-NHEN-TAS! Hoje em dia minha cota de croissant se limita a 1 por semana. Normalmente no sábado de manhã, afinal eu também sou filha de Deus.

Mas apesar das delícias das boulangeries francesas, sinto tanta falta das padarias do Brasil, com seus pães de queijo, seus pães na chapa, seus sucos de laranja e Toddys batidos (nham, nham).

Tenho saudade também de poder tomar café da manhã dentro da padaria, porque aqui a boulangerie é só uma loja de pães, ou seja: compra e vaza! Tipo farmácia sabe? Ninguém fica tomando remédio dentro da farmácia... (que explicação bizarra essa minha)

Já comentei que não existe pão francês na França? Coisa mais sem sentido, né? Por que diabos nosso pãozinho mais clássico tem esse nome? Será que é porque ele é tipo uma mini baguette? Acho que a gente devia fazer um abaixo assinado pra mudar o nome dele pra "pão brasileiro".

Beijos e até a próxima =)

2 comentários:

  1. Giii!!!
    Seu blog me levou ao passado!!!
    Acho que uns 11 anos atrás, melhor nem fazer muita conta... hehehe
    Nas aulas de hotelaria e restaurante da faculdade... Boulangerie, Patisserie... Acho que são as únicas palavras em francês que sei dizer... :)

    Hoje irei contribuir com algumas informações adicionais ao seu post...

    A receita do pãozinho hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século XX, provavelmente perto da Primeira Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.
    Até o fim do século XIX, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros. Na época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada - espécie de precursor da baguete, atual predileção dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam de lá descreviam o produto a seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela aparência.
    O resultado foi a invenção do pão francês brasileiro. Em algumas regiões do país ele se difere de sua fonte de inspiração européia, por poder levar um pouco de açúcar e gordura em sua composição. Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos locais diferentes, como cacetinho (Rio Grande do Sul), média, filão, pão jacó (Sergipe) ou pão de sal, em diferentes cidades do Brasil.

    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca Prima! Vc salvou meu post! Hahahaha... Obrigada por desvendar esse mistério que me tirava o sono =)

    Por que vc não faz um blog, hein?

    Beijooooo

    ResponderExcluir