terça-feira, 7 de julho de 2009

Crise du Logement

As pessoas que conhecem Paris como cidade turística, se encantam com a beleza da cidade e nem imaginam o que está acontecendo nos bastidores. A gente tem mania de pensar que na Europa, todo mundo vive super bem, afinal passamos a vida inteira ouvindo a expressão "primeiro mundo".

A verdade é que se fala muito aqui de uma tal "crise du logement", traduzindo: crise do alojamento. Aqui em Paris é muito difícil achar lugar pra morar, os aluguéis são caríssimos, os apartamentos são minúsculos e tem muita gente morando em condições semelhantes às das favelas brasileiras. De acordo com a fundação Abbe Pierre, 3,5 milhões de pessoas na França não tem lugar pra morar ou estão mal alojadas.

No começo desse ano, vi na parede do metrô esse poster que me chocou bastante. O texto traduzido: "12 metros quadrados para um poster é normal, mas para uma família?".




Posso citar meu exemplo: sou considerada classe média aqui, vivo melhor que a maioria das pessoas e meu apartamento tem fabulosos 30 metros quadrados. Tão chocados? Isso porque vcs não sabem o quanto nós pagamos de aluguel...

Outro problema grave é a condição dos imóveis. Os prédios são muito antigos e por isso os sistemas de encanamento e eletricidade são precários. Claro que existem suas exceções, mas em geral, os parisienses vivem muito mal.

No último final de semana, senti a realidade da crise do alojamento um pouco mais perto de mim. Meu prédio, que evidentemente é bem antigo, também tem seus problemas por causa dos canos velhos. Então fomos premiados com uma chuva de água suja no meio da sala. Sai correndo e comprei os baldes mais bonitos da cidade. Fico na lama mas não perco minha dignidade ;)


3 comentários:

  1. Oi Taís!
    Obrigada por passar no meu blog! Que bom q vc gostou da dica!!! Aparecer no blog na Lina é uma honra né!!! rsrsrsrs Ainda mais pq todo o planejamento da minha viagem eu passei por lá para colher dicas!

    Infelizmente esse problema de moradia existe em todo o mundo nã0? Mas realmente choca, pois na nossa cabeça, isso acontecer aí em Paris é um absurdo!! Mas acontece!!
    Bom sabermos da realidade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ops... taís não... rsrsrs confundi!!! Giselle!!!
    desculpa!! hehe

    ResponderExcluir
  3. Força, amiga! :-) Lindos os baldes mesmo!

    ResponderExcluir